Lipodistrofia Ginóide = Celulite

Celulite

 

Lipodistrofia Ginóide = Celulite

 

A celulite é cada vez mais frequente, quer em pessoas com excesso peso, peso normal ou mesmo com baixo peso.

Alguns dos fatores para o seu aparecimento são, condição hormonal, (adolescência, inicio da toma de anticoncecional, pré e menopausa, pré período menstrual), alteração circulatória localizada, retenção de líquidos, características hereditárias predisposição genética, alimentação incorreta, o tabaco, consumo de álcool, baixo consumo de líquidos, stress, etc.

A celulite desenvolve-se na camada mais profunda da pele Hipoderme.

As células adiposas, presentes nas duas camadas, encontram-se por baixo da hipoderme e estão dispersas.  Dependendo da alimentação e do exercício, é variável o grau de armazenagem de gordura e de metabolismo nestas camadas.

 Esta camada subcutânea de gordura está organizada em camadas verticais, assim as células adiposas se alargam, em função da acumulação de gordura. As paredes capilares tornam-se excessivamente permeáveis, causando a acumulação localizada de fluidos, que não conseguem ser eliminados em função de uma circulação linfática insuficiente, as células adiposas agrupam-se, impedindo a corrente sanguínea, provocando o endurecimento e contração dos fios do tecido conjuntivo, e assim resulta o aspeto irregular no tecido.

A celulite sendo também uma infeção celular subcutânea, a bactéria responsável dá pelo nome Staphylococcus Aureus.

É uma das bactérias mais comuns, na pratica clinica. É resistente à penicilina, mas não à ampicilina.

É uma bactéria esférica, do grupo dos cocos gram-positivos, frequentemente encontrada na pele e nas fossas nasais de pessoas saudáveis.

O fundamental para um bom resultado, para a atenuar o aparecimento e da já existente indesejada celulite, é um bom diagnostico, para identificar o grau da mesma, as causas, tratamento e acompanhamento mais adequado.

 

Serviço de Estética

Gabriela Pereira

Grupo Saúde Dermokorpus

 

Clínica Médica da Trofa

Clínica Médica de Matosinhos