Neuropsicologia

Psicólogos: Dr.ª Salomé Reis

 

A Neuropsicologia é uma área de ligação entre a Psicologia e a Neurologia.

Nomeadamente, estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano contribuindo de forma única para a compreensão do modo como pensamos e agimos no mundo.

Deste modo, a Neuropsicologia estuda áreas como as cognições, as emoções, a personalidade e o comportamento, dando especial atenção à relação entre estes aspectos e o funcionamento cerebral.

Por outras palavras, a Neuropsicologia permite analisar e intervir nas alterações cognitivas e comportamentais que decorrem de determinadas lesões cerebrais.


O que esperar das consultas de Neuropsicologia

As consultas de Neuropsicologia incidem, essencialmente, em:
1.    Avaliação Neuropsicológica / Diagnóstico
2.    Reabilitação / Estimulação Cognitiva


1.    Avaliação Neuropsicológica / Diagnóstico

A avaliação neuropsicológica envolve a integração de múltiplas dados, recolhidos através de entrevistas (ao próprio e/ou a familiares), de análise de registos médicos e escolares (quando disponíveis) e de dados resultantes da aplicação de testes ou provas psicológicas.

Neste momento da consulta procura-se uma avaliação rigorosa das funções cognitivas, pesquisando-se o desempenho de habilidades como a atenção, a perceção, a linguagem, o raciocínio, a memória, a aprendizagem, o processamento da informação, entre outras.

A avaliação neuropsicológica constitui o primeiro passo para a reabilitação, uma vez que permite identificar as áreas cognitivas com maior dano, permitindo a elaboração de um plano de tratamento individual que atenda às reais necessidades de cada indivíduo.


2.    Reabilitação / Estimulação Cognitiva

Com os dados da avaliação efetuada inicialmente é possível estabelecer um plano de intervenção que permita que o indivíduo melhore, compense, contorne ou se adapte às dificuldades com que se depara.

As intervenções podem incidir, essencialmente, no funcionamento cognitivo, ou seja, no trabalho direto com as funções cognitivas (memória, linguagem, atenção, etc.) ou podem consistir num trabalho mais ecológico, articulado com a família/prestadores de cuidados, para que estes atuem como co-participantes do processo de reabilitação.


A quem se dirige esta consulta

Em suma, esta consulta dirige-se sobretudo a indivíduos com diagnóstico neurológico e/ou psiquiátrico que apresentam problemas cognitivos e/ou comportamentais associados, nomeadamente vítimas de Demências. Mas não só!

Também se dirige a todas as pessoas que, sem qualquer diagnóstico neurológico e/ou psiquiátrico, identifiquem problemas cognitivos, tais como alterações da memória, que queiram abordar em contexto de consulta.

Em conjunto, trabalharemos para estabilizar o mais possível as perdas funcionais identificadas, ao mesmo tempo que otimizamos os recursos mentais conservados, auxiliando a pessoa a alcançar maior independência e maior qualidade de vida, ou ainda, promovendo a adaptação individual ou familiar, em casos de mudanças ou incapacidades mais permanentes ou de longo prazo.

 

Marcar Consulta

Clínica Médica da Trofa

Clínica Médica de Matosinhos